Trânsito

EMDURB realizará bloqueio para conscientização sobre respeito à faixa de pedestre

Com o objetivo de enfatizar a necessidade do respeito às faixas de pedestres, o Setor de Educação para o Trânsito e Mobilidade da EMDURB fará uma ação educativa no quarteirão 21 da avenida Getúlio Vargas no dia 31/08, das 11h30 às 12h30 e no dia 01/09, das 8 às 9h. A ação pretende chamar a atenção de motoristas e pedestres para a necessidade de se respeitar a faixa. A ação terá a participação do GOT - Grupo de Operações de Trânsito e da Polícia Militar.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos. Onde não há sinalização semafórica, a prioridade é do pedestre. Cabe ao condutor, o bom senso e a sensibilidade de parar na faixa adequadamente, e ao pedestre, usar a faixa.

A ação respeitará todos o protocolos de segurança em relação à pandemia. A avenida Getúlio Vargas foi escolhida por ser um local aberto e com grande fluxo de veículos. O Setor de Educação está planejando outras ações similares, enfatizando o mês da Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente em setembro. Para 2021, o tema será “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.



Comunicação – EMDURB

26/08/2021